quinta-feira, 19 de março de 2015

Municipio de Boquim tem 10 dias para entregar documentos ao MP e ao SINTESE


No dia 11 de março no Fórum Hermes Fontes em Boquim, ocorreu  audiência entre o Ministério Público na pessoa do promotor de Justiça Diego Gouveia Pessoa de Lima, o SINTESE sendo representado pelo delegado de base municipal, prof. Jackson Claudio da Silva Vieira e José de Jesus Santos (vice-coordenador da Sub Sede Centro Sul), o Conselho do FUNDEB a diretora Cleonice Souza, representantes da secretaria de educação (chefe do departamento de finança da secretaria e educação) profº José Fernando S. Filho, e a secretária de finanças do município Carla Viviane dos Santos Souza.

O objetivo da reunião foi apurar as denuncias do uso do transporte escolar nos anos de 2008 e 2009 que foram usados para transportar atletas (jogadores de futebol) e policiais nas festas da laranja; a duplicidade de GD e CC; desvios de função de professores e a falta de transparência quanto as folhas de pagamento.

O promotor de Justiça Diego Gouveia Pessoa de Lima foi informado que estes fatos sobre o uso do transporte não mais acontece, mas que o transporte do programa Caminho da Escola já foi visto,  transportando os integrantes da Lira Senhora Santana. O representante da secretaria de educação e a presidente do conselho do FUNDEB disseram não conhecer o caso.

O Promotor determinou que a secretaria de finanças repasse aos representantes do SINTESE informações sobre a quantidade de veículos utilizados e quantos e quais são locados, bem como a rota e os comprovantes do controle diário de abastecimento de cada veiculo com a indicação da origem dos recursos no prazo de 10  dias. O promotor que estes documentos sejam periodicamente entregues aos representantes citados.

Quanto ao pagamento irregular de professores (gratificações e duplicidade de pagamento) a secretária de finanças no prazo de 10 dias vai disponibilizar a copia das folhas de pagamento de fevereiro de 2015 ao Conselho do FUNDEB, ao SINTESE e a Promotoria. O promotor que estes documentos também sejam periodicamente entregues aos representantes citados.

Sobre os desvios de função de professores o representante da secretaria de educação e de administração no prazo de 10 dias as seguintes informações a promotoria:

1.      Quantitativo de professores existentes na rede publica municipal de educação, discriminando os nomes daqueles que exercem suas atividades em salas de aula e os ocupantes de cargos de direção nas escolas, como também aqueles que estão trabalhando em outras funções de cunho administrativo, alem dos ocupantes de cargos comissionados;

2.      Se os professores que trabalham na parte administrativa estão sendo remunerados com recursos do FUNDEB, discrimando as demais fontes de despesa.

Os representantes do SINTESE entregaram ao promotor cópia da Lei 13.005/14 falando da importância do MP na Construção do PME no que tange principalmente as mudanças na diretrizes orçamentárias, o plano plurianual e o orçamento anual para garantir os recursos para a educação.

Foi dito ainda a ele que Boquim fez ano passado junto ao PM a SEED e a secretaria municipal de educação um censo escolar onde foi feito uma radiografia onde estão as pessoas que não estudaram em 2014, mas que em 2015 o prefeito não fez nenhuma medida para mudar o quadro a não ser a matricula normal e não fez a Chamada Pública.

Nenhum comentário: