sábado, 14 de abril de 2018

Professores de Boquim aprovam proposta de pagamento do reajuste do piso de 2018


Em 13 de abril, sexta-feira, durante o dia e inicio da tarde os professores de Boquim ocuparam o hall da prefeitura, fazendo vigília na espera do resultado da audiência do prefeito Eraldo com o SINTESE sobre o reajuste do piso salarial e outros pontos de interesse da educação boquinense.
O sindicato expôs durante a audiência ao prefeito a necessidade da criação da comissão para chamada publica e a busca ativa no município, pois num período de cinco anos ( de acordo com analises feitas com a matricula, nascidos vivos e o valor aluno disponíveis pelo Governo Federal) o município já perdeu mais de 6 milhões de reais só na modalidade do ensino infantil.
Assim como os demais municípios sergipanos a prefeitura tem que fazer estudos e busca ativa de crianças jovens e adultos que estão fora da escola.
De acordo com o censo escolar feito pelo Ministério Publico e as Secretarias da Educação do Estado e do município de Boquim em 2014 foram registrados, por exemplo, que no Povoado Mangue Grande haviam um total de 336 cidadãos nestas faixas etárias, no Povoado Pastor 645, no Povoado Meia Légua 230, no Povoado Olhos D’Água 273, e no povoado Garangau 818.
O SINTESE em Boquim tem alertado desde que os dados foram levantados, que tais dados dão ao município um norte que deve ser caminhado pelas gestões em busca de garantir o direito do cidadão boquinense a ter acesso a educação e angariar mais recursos para o FUNDEB, PDDE, PNAE e PNATE.
No final da tarde após a audiência em assembléia realizada para avaliar o resultado da audiência a categoria aprovou a proposta do pagamento do reajuste em 2018 para o mês de julho, sendo que até o mês de junho a prefeitura encaminhará a proposta de pagamento do retroativo de janeiro a junho do ano em curso.
No dia 25 de abril os professores farão um dia todo de estudo diagnóstico da educação municipal. A categoria ainda espera que o prefeito continue a pagar o salário dentro do mês trabalhado, bem como assim que receber a informação oficial sobre a aceitação da proposta seja ela tão logo encaminhada a Câmara Municipal para que a aprove e assim seja assinada e publicada no Diário Oficial do Município.

Nenhum comentário: