por José de Jesus
Uma Escola que dê resultado.
É uma das respostas dadas por
pais ao escolherem que escola seus filhos vão freqüentar. Seja ela pública ou
privada essa é uma resposta que sai entre outras.
Contudo que "resultado" esperamos que tenha a
escola?
Conhecemos os problemas no chão da escola?
Quais as dificuldades de ensino aprendizagem ali enfrentadas?
Conhecemos quem faz parte do conselho escolar?
Queremos fazer parte dele?
Buscamos como pais, professores, servidores da escola, como
estudantes conhecer e participar da construção do PPP (Projeto Político
Pedagógico) e do Regimento Escolar?
Enquanto negamos ou justificamos algumas possíveis respostas
das questões acima, existem “setores e pessoas desses setores” que propõem sua
visão sobre que tipo de Resultado a escola pública deve ter para satisfazer o
mercado de trabalho.
No Brasil a educação pública e privada são direcionadas ou
empurradas a seguirem o mercado. Na educação pública não é rara a luta para que
o resultado seja de qualidade social.
Um mundo mais que globalizado e virtualmente aproximado exige
mudanças e mais do que nunca atenção sobre o que é de pertencimento do povo: o
direito a educação.
Direito que a todo tempo está ameaçado a se transformar em
Produto de Mercado, de consumo. Por quê?
Podemos analisar vários pontos, mas no momento ofereço a
leitura do texto do blog de Freitas que nos aponta que resultados esperam esses
setores para a educação.
Acesse Sobre “escolas
milagrosas” e boa reflexão para as respostas a serem dadas às
perguntas iniciais do texto.
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