segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Escolas Milagrosas...Que escola queremos?

por José de Jesus

Uma Escola que dê resultado. 
É uma das respostas dadas por pais ao escolherem que escola seus filhos vão freqüentar. Seja ela pública ou privada essa é uma resposta que sai entre outras.       
Contudo que "resultado" esperamos que tenha a escola?
Conhecemos os problemas no chão da escola?
Quais as dificuldades de ensino aprendizagem ali enfrentadas?
Conhecemos quem faz parte do conselho escolar?
Queremos fazer parte dele?
Buscamos como pais, professores, servidores da escola, como estudantes conhecer e participar da construção do PPP (Projeto Político Pedagógico) e do Regimento Escolar?
Enquanto negamos ou justificamos algumas possíveis respostas das questões acima, existem “setores e pessoas desses setores” que propõem sua visão sobre que tipo de Resultado a escola pública deve ter para satisfazer o mercado de trabalho.
No Brasil a educação pública e privada são direcionadas ou empurradas a seguirem o mercado. Na educação pública não é rara a luta para que o resultado seja de qualidade social.
Um mundo mais que globalizado e virtualmente aproximado exige mudanças e mais do que nunca atenção sobre o que é de pertencimento do povo: o direito a educação.
Direito que a todo tempo está ameaçado a se transformar em Produto de Mercado, de consumo. Por quê?
Podemos analisar vários pontos, mas no momento ofereço a leitura do texto do blog de Freitas que nos aponta que resultados esperam esses setores para a educação.

Acesse Sobre “escolas milagrosas” e boa reflexão para as respostas a serem dadas às perguntas iniciais do texto.

Nenhum comentário: